Subcribe

Minha visita à praia de Omaha

Visitei a Normandia para ver as praias onde meu avô lutou durante a Segunda Guerra Mundial

Ao longo da minha infância, meu avô me contou sobre a Segunda Guerra Mundial. No início, eu só ouvia fragmentos de informações, uma menção aqui, uma referência ali. Talvez ele pensasse que eu era muito jovem para ouvir sobre uma história tão violenta. Quando cheguei à adolescência, no entanto, isso mudou. Nas noites de domingo, quando toda a minha família ia jantar no vovô, ele costumava me chamar de lado e me contar sobre a guerra. Às vezes, ele tirava uma foto ou me mostrava suas placas de identificação. Ele até uma vez me mostrou uma faca que trouxe dos campos de batalha da França para a América. De todas as suas histórias, fiquei mais intrigado com suas memórias da invasão da França no Dia D. Eu olhava para ele como um adolescente inocente e dizia: “Vovô, você não ficou com medo? De onde você tirou coragem para saltar de sua embarcação e invadir a praia? ” Ele sempre respondia com algo nesse sentido: “Fiquei apavorado. Mas eu sabia que era a coisa certa a fazer”.

Durante uma de nossas últimas conversas, vovô me disse: “Se você tiver a chance, vá visitar a praia de Omaha”. Ele morreu alguns meses depois. Desde então, alimentei o desejo de viajar de minha casa em Ohio para a França para ver o lugar onde ele lutou. Finalmente, sete anos depois, tive minha chance. Junto com minha esposa, desembarquei em Paris na primavera (você sabe, abril em Paris). Mas em vez de explorar a cidade luz (faríamos isso mais tarde), dei meu melhor bonjour ao guarda de fronteira e, então, pegamos um trem direto no aeroporto Charles de Gaulle e partimos para Caen, no departamento de Calvados.

Mapa das praias de desembarque na praia de Omaha, Normandia

Em Caen, alugamos um carro e depois fomos em direção à Praia de Omaha. Atravessamos as pequenas aldeias de pedra e passamos por pomares de maçã. A paisagem era deslumbrante. Exceto que tudo que eu conseguia pensar era em meu avô e todas as bravas tropas de muitos países diferentes que lutaram e morreram nesta mesma terra.

Só chegamos às nossas acomodações em Bayeux ao anoitecer. Fazia pouco sentido ir à praia se não dava para ver nada, então decidimos deixar nossos pertences na pousada boutique (parte da maravilhosa rede Gites de France), pedir uma recomendação para jantar e fazer uma refeição antes do que eu tinha certeza que seria uma viagem matinal emocionante. A nossa anfitriã deu uma excelente sugestão para a nossa refeição, um restaurante instalado num edifício do século XV. Lá nos deliciamos com frutos do mar: ostras salgadas, camarão doce e uma delicada lagosta. Minha esposa foi até corajosa o suficiente para experimentar tripas, que ela disse ser muito mais saborosas do que ela imaginava. Durante o jantar, admirei algumas fotos antigas do meu avô na guerra. Eu tinha uma dele em 1943, vestido com seu uniforme, esperando para ser posicionado. Outra o mostrava brigando com soldados de infantaria em uma base do exército em algum lugar. Eu até tinha suas placas de identificação comigo. Por que eu quis rever esses itens antes de ir para a praia de Omaha? Para tentar entender, o melhor que eu pudesse, quem ele era no momento da invasão, como ele era, o que ele teve que suportar. Antes de voltar para nossa pousada, comemos vários queijos deliciosos. O camembert realmente me impressionou! Também provamos Calvados, uma aguardente de maçã da Normandia.

Logo cedo na manhã seguinte, minha esposa e eu entramos em nosso carro alugado e fizemos a curta viagem (cerca de 20 minutos) de Bayeux para a praia de Omaha. Um vento forte soprou quando saímos. E então, eu finalmente vi a enorme praia onde meu avô lutou. Imediatamente tive vontade de descer à areia, senti-la, tocá-la. Perto da água, abaixei-me e peguei um pouco em minhas mãos. Era fria, úmida, preto acinzentada. Enquanto a segurava, tudo em que conseguia pensar era em meu avô que, setenta e cinco anos antes, havia invadido esta mesma praia. O que mais me impressionou foi que a praia parecia a mesma que eu tinha visto nas fotos de 1944. Era quase como se eu fosse andar um pouco mais e encontrar as pegadas das botas do meu avô. A experiência foi extremamente catártica. Foi emocionante. Aqui estava um campo de batalha, que moldou tantas vidas. Não só isso, ele moldou o continente europeu. Minha esposa e eu observamos um momento de silêncio para marcar a ocasião.

Um monumento comemorando a história da Segunda Guerra Mundial na praia de Omaha

Alguns conselhos práticos se quiser fazer uma viagem semelhante: alugar um carro é essencial. O transporte público nessas pequenas aldeias é limitado. Economize tempo dirigindo você mesmo, mas observe as regras de estacionamento! Eu também encorajo você a verificar a rede Gîtes de France, especialmente se você quiser uma acomodação que seja uma experiência, não apenas um teto sobre sua cabeça. Essas pousadas costumam oferecer refeições provenientes de fazendas locais, por exemplo, ou experiências (como passeios a vinhedos) que não são facilmente acessíveis ao público em geral.

Portanto, agora você tem minha história sobre como voltar a praia de Omaha todas essas décadas após a guerra. Se você teve ou não um avô que lutou durante o Dia D, visitar essas praias da Normandia, ou, nesse caso, qualquer local da segunda guerra mundial na Europa, como os museus dos campos de concentração, o Palácio Real de Caserta na Itália ou o Museu Polin em Varsóvia, é uma experiência que viverá com você por anos, senão para sempre. O verão que se aproxima é a época perfeita para fazer essa viagem. Enquanto isso, junte-se a este grupo do Facebook History Lovers Europe para interagir com outras pessoas interessadas na história europeia.

O que considerar antes de viajar

load more

Dicas para considerar enquanto viaja